segunda-feira, 18 de maio de 2015

Planos de Aula

Quais os sistemas que compõem o corpo humano?
Planejamento para disciplina de Ciências – 5º Ano do Ensino Fundamental I.
  • Envie
04/04/2010

Disciplina: CiênciasConteúdo:Sistemas do corpo humano
Ano de ensino:5º ano
Tema:Quais os sistemas que compõem o corpo humano?
  
 
 
Objetivo: 
Conhecer os sistemas que compõem o corpo humano e as suas funções.
Material: 
Lápis, borracha, folha sulfite, novelo de lã ou rolo de barbante.
Conhecimento prévio:
Saber sobre alguns órgãos que fazem parte do corpo humano, assim como suas funções.
Atividade motivacional: 
Indagar: Quantos órgãos existem no corpo humano? Quais são?
Registrar as respostas no quadro.
Encaminhamento metodológico: 
Explicar que o corpo humano é constituído por diversos sistemas que são compostos por alguns órgãos. Cada sistema exerce sua função específica no organismo.Os sistemas são: digestório, respiratório, cardiovascular, endócrino, nervoso, urinário, genital, muscular, sensorial e ósseo.Comentar todos os sistemas que compõem o corpo humano. 
 
Agora, mostrar o link, abaixo, aos alunos, para que visualizem melhor: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/corpohumano/

Avaliação:

Fazer a brincadeira do novelo de lã.
Organizar a turma em um grande círculo na sala de aula ou no pátio da escola. Com um rolo de barbante ou novelo de lã na mão, o professor deve iniciar a brincadeira falando o nome e a função de um órgão do corpo humano. Em seguida, lançar o rolo ou novelo a um aluno, que deve segurar a ponta do fio e falar outro nome e função de um órgão do corpo humano, e lançar o rolo para outro colega, e assim, sucessivamente.Solicitar a atenção dos alunos, pois depois farão uma atividade que terão que lembrar a palavra dita pelo colega. 

(Professor: inserir o nome dos alunos da sala quando elaborar a avaliação)
Após a brincadeira, entregar uma folha com as seguintes questões a serem respondidas:
1) O órgão _____________________ dito pela colega, Alice, faz parte do sistema __________________________.
2) De acordo com a Júlia, o órgão ___________________ é responsável por ___________________________________.
3) Etc ...

Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010
 Fonte: http://www.editorapositivo.com.br

Formigas trabalhadoras


Publicado por 
Objectivo (s) 
- Conhecer a rotina de um formigueiro e sua organização social.
- Promover o contato com o procedimento científico por meio da pesquisa e da observação.
Conteúdo(s) 
Formigas: organização e divisão de tarefas.

Ano(s) 
Creche
Pré-escola
Tempo estimado 
Um mês.
Material necessário 
Livros, jornais, revistas, fotografias, ilustrações e DVDs sobre formigas, agenda, três potes com tampas furadas com agulhas e duas mangueiras plásticas transparentes, algodão, água, açúcar, um formigueiro pequeno, folhas e flores.
Desenvolvimento 
1ª fase 
Visite um jardim para que os pequenos observem as formigas e contem o que sabem sobre elas. Outra opção é levar algumas para a sala, em potes com terra e tampas furadas (para permitir que os animais respirem). Com base no que for dito, levante outras questões sobre a rotina desses animais. Use a agenda para registrar, a partir de então, as observações dos pequenos.
2ª fase 
Reorganize o formigueiro: com as mangueiras, conecte os potes entre si, em linha reta. No do centro, ponha o formigueiro. Reserve o da esquerda para as folhas e flores. Deixe o último vazio, pois será nele que as formigas vão depositar o lixo da colônia e as que morrerem. Proponha que as crianças pesquisem se as formigas realmente comem açúcar e onde conseguem os alimentos. Partindo das respostas delas, coloque o algodão umedecido com água e açúcar no pote da esquerda, junto com as folhas e as flores, que devem ser substituídas por novas semanalmente para não mofar.
3ª etapa 
Ainda com os materiais ao alcance de todos, ajude a turma a organizar as informações reunidas até o momento. Peça que as crianças ditem para você textos sobre as descobertas e selecionem imagens a fim de organizar cartazes para expor na sala. Anote tudo na agenda, inclusive os comentários das crianças sobre o formigueiro.
4ª etapa 
Conte a história A Cigarra e a Formiga. Converse sobre a divisão dos trabalhos apresentados no conto e estimule a turma a comparar com as informações pesquisadas: a rainha é a responsável pela reprodução, os soldados pela defesa da colônia e as operárias pela limpeza e busca de alimentos. Todas as formigas têm o mesmo trabalho da representada no conto?
5ª etapa 
Organize uma visita a um centro de estudos sobre formigas para observar formigueiros maiores, de diferentes espécies, conversar com biólogos e aprender detalhes sobre o trabalho dos insetos sociais.
6ª etapa 
Revise o conteúdo anotado na agenda para organizar outros cartazes. Se ainda existirem questões sem respostas, prossiga a pesquisa.
Avaliação 
Avalie os conhecimentos que as crianças tinham a respeito do assunto antes e o que sabem agora, relendo as anotações da agenda e analisando a colaboração de cada uma na organização dos cartazes. Elas devem saber as funções ocupadas pelas formigas e as diferenças entre as apresentadas em livros infantis e as reais. E têm de ser capazes de comparar as operárias, os soldados e a rainha com a sociedade humana, ressaltando diferenças e semelhanças.

Fonte: http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/formigas-trabalhadoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário