terça-feira, 19 de maio de 2015

Aulas Práticas

1.  Jogo de boliche

Material Necessário:
ü 10 garrafas de plásticos (que podem ser de refrigerante ou de vinagre)
ü Um pouco de terra ou areia
ü 1 bola

Procedimento
1.  Lave bem as garrafas e coloque areia ou terra uns 10 centímetros de altura e tampe-as (a areia vai deixar as garrafas mais pesadas e evitará que elas tombem á toa).
2.  Disponha as garrafas em fileiras da seguinte forma: quatro garrafas na última fileira, três na penúltima, duas na segunda e uma na primeira. Marque no chão, com círculos, o lugar onde as garrafas foram colocadas, usando um pedaço de giz ou de carvão. As garrafas deverão ser dispostas sempre nesses lugares.

Como jogar

O jogo deverá contar com dois ou mais participantes. Vence o jogo quem derrubar o maior número de garrafas ao final de dez jogadas. Em cada jogada, ou participantes têm direito a dois lances, isto é, podem arremessar a bola duas vezes. As garrafas derrubadas no primeiro lance não devem ser recolocadas.
Uma variação do jogo é dar um número de pontos às garrafas. Assim, vence o jogo quem somar um maior número de pontos. Outra consiste em chutar a bola em vez de lançá-la com as mãos.

Organize uma partida de boliche com os seus colegas na hora do recreio. As garrafas poderão ser guardadas e fazer parte dos brinquedos da sua classe ou da sua escola. É fácil montar esse jogo, não custa nada e, além disso, com ele reaproveita-se do plástico que costumamos jogar no lixo diariamente.



2.  Construção de uma composteira

Material Necessário:

ü Folha de grama que acabaram de ser cortadas
ü Saco plástico resistente que não esteja furado
ü Caixa ou embalagem de isopor com tampa
ü Termômetro

Procedimento:

1.    Coloque as folhas de grama dentro do saco e faça a medida de sua temperatura. Anote esse valor. Veja a figura A.

2.    Coloque o saco dentro da caixa de isopor. Veja a figura B.

3.    Feche a caixa e a mantenha fechada. Veja a figura C.

4.    No dia seguinte, à mesma hora, abra a caixa e faça a medida da temperatura da grama. Anote em seu caderno. Feche a caixa e a  mantenha fechada.

5.    Repita essa medida de temperatura todos os dias, até completar dez dias. Anote em seu caderno todos os resultados em uma tabela. Veja a figura D.

6.    Ao final de dez dias, compare o aspecto do conteúdo do saco com o de uma grama fresca, que não tenha sido cortada.


 3.  Terrário

Monte o seu terrário, um modelo de ecossistema, para observação.

Material Necessário:

ü  1 recipiente transparente (aquário, vidro ou garrafa plástica cortada etc.)
A quantidade dos demais  materiais  dependerá do tamanho do recipiente.
ü  1 pedaço de material plástico transparente
ü  1fita adesiva
ü  1 recipiente pequeno (1copinho plástico de café ou uma tampa de garrafa etc.
ü  Areia
ü  Terra preta (de jardim)
ü  Algumas  pedrinhas e galhos de planta
ü  Sementes (feijão, milho ou alpiste)
ü  Plantinhas (musgos, gramas, etc.)
ü  Bichinhos vivos (tatuzinhos de jardim, minhocas, caracóis, etc.
ü  Um pouco de água para regar
ü  Galhinhos de planta

Procedimento

Organizem-se em grupos para esta atividade.

1.    Coloquem no recipiente transparente algumas pedrinhas e cubra-as com uma camada de areia (cerca de 2 cm de espessura); a seguir, coloquem um camada de terra preta (aproximadamente 4 cm) sobre a areia. Juntem o galho de planta.

2.    Plantem na terra preta as plantinhas e as sementes.


3.    Coloquem os animais


4.    Arranjem um lugar para o pequeno recipiente com água e reguem o terrário (cuidado para não encharcar).

5.    É interessante colocar também um pedaço de pão (ou laranja, ou tomate). Este elemento é importante para observação do processo de decomposição, o qual deve ser observado quando for estudada a cadeia alimentar.

6.    Tampem o terrário, vedando-o bem (de forma que nenhum material possa ser colocado no terrário ou retirado dele).

7.    O Terrário deverá ser mantido em lugar iluminado, mas não diretamente exposto aos raios do sol.

8.    Façam uma etiqueta de identificação do terrário com o nome do grupo, da turma e a data em que ele foi montado.

9.    Copiem e organizem uma ficha, no caderno, para anotar as observações, que devem ser realizadas semanalmente.

Data da observação
O que aconteceu com:
 a água – as sementes  - as plantas – os bichos






Peso do terrário:
_________ Kg no dia da montagem;   __________ Kg um mês depois

Análise dos resultados (Sugestão)

1.    No terrário estão garantidos os elementos básicos de que os seres vivos precisam? E quais são eles?

2.    Como é garantida, no terrário, a energia de que os seres vivos necessitam?

3.    Por que a água não acaba no terrário?

4.    Por que também o ar não acaba no terrário?

5.    Responda novamente as perguntas (b, c e d), mas agora se referindo ao planeta Terra, em vez de ao terrário. As respostas são semelhantes? Por que?

6.    Se você colocou um pedaço de pão, tomate ou laranja, o que aconteceu com ele no terrário?

7.    Na montagem de determinado terrário algo não deu certo, as plantas e os bichos morreram, as sementes não germinaram...
- Nessas circunstâncias o terrário pesa menos, igual ou mais do que no dia em foi montado? Por quê?

8.    E no terrário no qual as sementes germinaram, as plantas cresceram e os outros seres vivos se multiplicaram. Ele pesa menos, igual ou mais? Por que?


4.  Observando células vegetais

Comentário:

A coloração das folhas da maioria das plantas é verde. Isso se deve à presença do tipo de clorofila mais comum nos vegetais, que é de coloração verde. Nesta atividade, você vai observar células vegetais da folha de uma planta aquática e identificar os cloroplastos.

Material Necessário:

ü Um microscópio (pode ser substituído por uma lupa que tenha capacidade de aumento igual ou superior a dez vezes);
ü Uma lâmina de vidro;
ü Uma lamínula de vidro;
ü Uma pinça
ü Um conta-gotas
ü Um ramo de elódea (planta aquática que pode ser encontrada em lojas de aquários);
ü Papel macio

Procedimento

1.  Limpe, cuidadosamente, a lâmina de vidro e a lamínula com um papel macio.
2.  Escolha uma folha da elódea que esteja na extremidade da planta e retire-a com a pinça. As folhas dessa porção da planta são mais finas facilitando a sua observação.
3.  Coloque uma gota de água sobre a lâmina e sobre a gota coloque a folha.
4.  Coloque a lamínula sobre o material. Caso haja excesso de água, retire-o com um papel absorvente.
5.  Coloque a lâmina montada no microscópio utilizando a objetiva de menor aumento (dez vezes)
6.  Com a ajuda do professor, focalize as células da elódea e procure observar os cloroplastos. (estruturas circulares verdes) que estão no interior das células.

Análise dos resultados (Sugestão)

a)  Desenhe com lápis o que você  vê no microscópio. Você pode utilizar lápis de cor. Anote o aumento que está utilizando. Faça uma legenda apontando os cloroplastos.



 5.  Colecionando folhas e flores

Material Necessário:

ü 2 tábuas de madeira (do tamanho de uma folha sulfite)
ü Barbante
ü Jornal velho
ü Papel
ü Lápis

Procedimento

1.  Colete as folhas e flores que você achar bonitas. Em uma folha de papel escreva o nome da planta, o local e a data em que foi coletada, o seu nome (coletor) e outras informações sobre a planta que você achar importante ou interessantes.

2.  Coloque um pouco do jornal velho sobre uma das tábuas.

3.  Deite as folhas e a flor de uma das plantas junto do rótulo correspondente e cubra com jornal.

4.  Em seguida coloque as folhas, flores e rótulos de outra planta e cubra novamente com jornal. E assim sucessivamente.

5.  Quando você terminar, coloque a segunda tábua. Ponha bastante peso sobre o arranjo e amarre com o barbante, bem apertado. Pronto, está pronta a sua prensa.

6.  Durante o dia deixe a prensa em um lugar ensolarado e longe da umidade. À noite guarde um lugar bem seco. Passada uma semana, desamarre tudo e verifique se o material já secou completamente. O material que secou já está pronto para ir para sua coleção. Em uma pasta, coloque junto a flor, as folhas e o rótulo de cada planta, separada das outras por uma folha de papel.

Organize, juntamente com o professor, uma exposição de todos os trabalhos de sala.
Se possível, quando houver uma Feira de Ciência ou uma mostra dos trabalhos dos alunos em sua escola, exponha as pastas e explique aos visitantes ou aos colegas das outras sala como tudo foi confeccionado.
 
 Comentário

A flor ficou colorida porque a água foi levada por pequenos capilares desde a ponta do caule que estava em contato com a água até as pétalas das flores. Esse fenômeno é conhecido por CAPILARIDADE.

Análise dos resultados (Sugestão)

a.    Desenhe as flores em dois momentos: na hora do experimento e três dias depois.
b.    O que aconteceu às flores depois de três dias? Responda no caderno.
c.    Em seu caderno, explique por que isso ocorreu.



 6.  Montando uma coleção de sementes

Material Necessário:

ü Sementes de diferentes vegetais
ü Saquinhos plásticos
ü Tiras de papel
ü Fita adesiva transparente

Procedimento

1.  Traga para a sala de aula sementes de laranja, maçã, melancia, abacate, feijão, soja... 

2.    Caso algumas das sementes não estejam totalmente  secas, coloque-as sob o Sol durante algumas horas.

Sugestão: Se os alunos tiverem dificuldades em conseguir diversas sementes, o professor, caso seja possível, deve trazer para a sala de aula sementes de algumas frutas para que os alunos possam retirá-las na hora.

3.  Quando eles estiverem bem secas, coloque cada espécie de semente dentro de um saco plástico e feche-o com fita adesiva.

4.  Com as tiras de papel, confeccione etiquetas com o nome dos vegetais dos quais foram coletadas as sementes. Cole as tiras em cada um dos sacos em que você guardou as sementes, utilizando a fita adesiva transparente.




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